Prostaquinona - Controle da inflamação no tratamento da alopecia
- por Domimberg Ferreira
- 6 de nov. de 2016
- 1 min de leitura

A prostaquinona é um fitocomplexo natural, derivado do óleo essencial das sementes da Nigella sativa L., padronizado em timoquinona.
A Nigella sativa L. é uma planta nativa de países mediterrâneos, comumente conhecida como cominho preto.
Estudos com o extrato do óleo da Nigella sativa L. têm demonstrado uma atividade antioxidante, antitumoral e anti-inflamatória para diversos tipos de doenças.
A timoquinona é o principal componente ativo do óleo da Nigella sativa L. e é referenciada por suas propriedade anti-inflamaórias.
Mecanismo de ação
O ativo desempenha atividade anti-inflamatória no ciclo capilar, através de inibição enzimática
É inibido o fator de transcrição NF-kB pró-inflamatório, inibindo a expresão da enzima ciclooxigenase 2 ( COX-2 ) e a síntese de prostaglandina D2 ( PGD2 ).
Essa atividade antiinflamatória e antioxidante auxilia a neutralizar a miniaturização folicular promove o aumento da espessura e densidade do fio.
As prostaglaninas são potentes mediadores pró-inflamatórios produzidas por diferentes estímulos e desempenham um papel importante na modulaçõ da resposta inflamatória.
Existem evidências científicas que mostram que o desbalanço das prostaglandinas nas alopécias se deve ao aumento da PGD2 e redução da PGE2 e PGF2alfa no couro cabeludo.
Como a Prostaquinona diminui a inflamação do couro cabeludo temos como resultado uma diminuição na queda dos fios.
Dúvidas: domimberg@hotmail.com
Comments