Quais os cuidados após aplicação da Toxina Botulínica (Botox®)?
- por Dr Domimberg Ferreira
- 9 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Na dermatologia, a aplicação da Toxina Botulínica (Botox®) é usada para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.
Quais são os cuidados que devemos ter após aplicação da toxina botulínica?
Evite massagear a região onde foi feita aplicação para que não ocorra difusão do produto para áreas não desejadas.
Evite a prática de exercícios físicos por 2 dias após a aplicação de Botox®. Os movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo, ptose palpebral (queda de sobrancelha).
Evite viagens aéreas imediatamente após a aplicação de Botox® pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas.
Caso a aplicação tenha ocorrido em áreas compostas por pequenos músculos, como por exemplo, o orbicular dos olhos no tratamento dos “pés de galinha”, recomenda-se manter-se na posição vertical e não deitar-se durante as primeiras 4 horas após a aplicação, pelo mesmo motivo citado nos itens acima.
Nota-se vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização de procedimentos com Botox®. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.
Caso você esteja fazendo uso de aspirina ou medicamento similar, é provável o surgimento de hematoma após a aplicação de Botox®. Neste caso, é importante e recomendável notificar o seu médico sobre o uso destas medicações antes da realização do procedimento.
Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação de Botox®. Isto é comum e resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.
.A toxina botulínica derivada da bactéria C, ou seja, o Botulinum e é contra indicado durante o período de gestação e amamentação.
É aconselhável evitar o banho de sol por pelo menos 10 dias, porém se for inevitável utilize um bom protetor solar e peça orientação para seu dermatologista para saber qual o fator você deve usar.
Esses cuidados devem ser seguidos pois refletem também na duração do procedimento!
Dúvidas: domimberg@hotmail.com
Instagram@drdomimberg
Comentarios