Queda de cabelo? Mesoterapia Capilar - Tirando Dúvidas Comuns
- Por Dr Domimberg Ferreira
- 11 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Uma queixa muito frequente nos consultórios médicos especialmente os de dermatologia é : Doutor o meu cabelo está caindo muito! Meu cabelo está fraco, quebradiço, meus cabelos estão espalhados pela casa, na cama, no computador no banheiro... Situação desesperadora não é? A queda de cabelo pode ter vários motivos e devem ser investigados isoladamente. O foco deste post será a mesoterapia capilar que é um processo que está ajudando pacientes no mundo todo com o problema da queda de cabelo.

Por que ter belas madeixas é tão importante?
Qualquer que seja a deficiência nutricional de vitaminas ou minerais, o cabelo será praticamente a primeira região a ser afetada. Veja o por que.
O corpo tende a priorizar os processos por ordem de necessidade, ou seja, se você precisa de mais vitaminas em outras regiões do corpo, seu cabelo será prejudicado, pois haverá o remanejamento dos nutrientes dele para outras partes do corpo.
Por isso que muitas pessoas dizem que cabelos bonitos são um indicativo comum de boa saúde de uma pessoa, significa que ela se alimenta muito bem para manter os cabelos e a pele saudáveis.
A mesoterapia capilar, portanto, ajuda a recuperar danos obtidos através de maus cuidados ou até mesmo de uma má alimentação, mas só realizar a mesoterapia capilar não irá resolver se você não começar a cuidar da alimentação, combinado?
Como funciona a mesoterapia capilar?
Esse tratamento consiste na aplicação de substâncias logo abaixo da pele para diminuir a queda capilar e estimular o crescimento de fios.
Primeiramente é feita uma limpeza da área que será tratada. Algumas infiltrações com seringas e agulhas são feitas onde há o depósito de substâncias hormonais, vitaminas, aminoácidos e outras substâncias que proporcionam crescimento saudável dos fios. Hoje se inclui também nessa amalgama de substância os fatores purificados de crescimento.
As drogas visam a ativar a circulação do couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios. Tais drogas são injetadas por uma agulha bem fina pela técnica intradérmica ou de micropunturas. As sessões são realizadas a intervalos semanais.
Muitas pessoas, inclusive alguns especialistas afirmam que o método simplesmente não funciona e que pode causar necrose, além de gerar dependência e o famoso “efeito rebote”.
Será? Vamos analisar melhor:
Muitas pessoas tomam remédios para queda capilar. Esses remédios são ministrados por via oral; o corpo então, absorve o remédio e o corpo como um todo se beneficia dele. Com a aplicação concentrada, tratamos na raiz do problema, pois aplicamos o remédio apenas na área que necessita da aplicação.
Quais as vantagens da Mesoterapia Capilar?
Por realizar uma injeção diretamente abaixo da pele a ação direta traz resultados mais rápidos que os métodos tradicionais por meio de comprimidos.
Isso porque o especialista irá tratar o problema de calvície ou alopecia diretamente na raiz.
A Mesoterapia capilar não tem restrição (salvo se o paciente tem histórico de hipersensibilidade a algum componente da fórmula, devido ao risco de reação alérgica), contraindicação ou efeitos colaterais e não atrapalha nas tarefas do dia a dia.
Com 1 sessão por semana durante 10 semanas, os resultados já são visíveis, embora, o número de sessões deva ser determinado pelo especialista, por conta do grau de sua necessidade.
Dor
Dor é uma característica que é variável de pessoa a pessoa. Para controle da dor durante as aplicações pode-se usar até analgésicos antes das sessões, uso de anestésicos tópicos junto as drogas e gelo.
Em caso de dúvidas, perguntas ou sugestão de temas...
favor entrar em contato pelo e-mai domimberg@hotmail.com que será um prazer responder aos leitores.
Comments