Laser de CO2 fracionado - Perguntas e Respostas e Dúvidas Comuns
- por Dr Domimberg Ferreira
- 14 de ago. de 2016
- 5 min de leitura

CO2 Fracionado
Os lasers de dióxido de carbono (CO2) fracionados ou “pixilados” são um dos últimos avanços nos tratamento de rejuvenescimento cutâneo não cirúrgico. O CO2 possui o comprimento de onda mais longo de todos os lasers no mercado e pode ser usado com segurança em tipos de pele mais escuros com ajustes apropriados nas configurações.
Lasers de CO2 fracionados se destacam no tratamento de rugas mais profundas, alterações mais severas de textura devido a dano solar, rugas, manchas, cicatrizes de acne e cicatrizes cirúrgicas ou provenientes de traumas. Pode ser usado sobre a pele delicada das pálpebras e ao redor da boca. É também um tratamento muito efetivo para dano solar e crescimentos pré- cancerosos (queratose actínica) e estrias.
Pode ser usado para melhorar a textura, rugas e manchas no pescoço, tórax, braços e pernas, mas isto somente deve ser feito por especialistas devido ao risco de complicações, incluindo formação de cicatrizes, a qual é mais alta nestas áreas.
O que este aparelho NÃO faz? Este não cuida de vermelhidão, incluindo vasos sanguíneos dilatados (telangectasias) ou descoloração manchada avermelhada no pescoço (poiquilodermia). Temporariamente, este pode até mesmo fazer com que estes problemas pareçam piores, pois o tratamento laser por si só causa alguma vermelhidão. Para problemas como vermelhidão e veias, um IPL de grau médico (não estético) ou laser corante pulsado, como um Candela, é mais efetivo.
Como o laser fracionado de CO2 funciona?
O laser fracionado de CO2 toma o feixe de laser de CO2 e o fraciona, ou fragmenta o feixe em milhares de minúsculas hastes de luz. Estas pequenas hastes de luz penetram nas camadas mais profundas da pele. A pele então repara estes pequenos danos empurrando para fora a pele antiga danificada pelo sol e substituindo por pele nova. O dano “colateral” térmico também ajuda a contrair o colágeno existente.
Posso usar o laser de CO2 fracionado com outros tratamentos cosméticos?
Não no mesmo dia, geralmente. O laser de CO2 é compatível com Botox a longo prazo, Juvederm, Restylane, Sculptra e outras tecnologias à base de laser, tais como remoção de pelos, Fraxel Restore, IPL, corante pulsado, etc.
Quanto tempo os efeitos de um tratamento por laser de CO2 fracionado dura?
Isto depende do quão bem você protege sua pele contra o sol e outros fatores que causam envelhecimento, tais como sua saúde geral, tabagismo, alterações de peso, etc. Se você aplicar protetor solar e usar chapéu com abas, você pode manter os bons efeitos de seu tratamento laser de CO2 por vários anos.
Quando verei os resultados?
Tenha em mente que o laser de CO2 fracionado pode ser personalizado. Os tratamentos podem ser mais profundos, com maior cicatrização e tempo de afastamento, ou mais superficias, com menor tempo de cicatrização. Quanto mais profundo o tratamento, melhores serão os resultados, geralmente. Mas alguns pacientes preferem fazer dois tratamentos que não sejam tão profundos, de forma que evitem muito tempo de afastamento. Você verá alguns resultados imediatos, mas não verá os resultados completos por 3 – 6 meses. Após a pele cicatrizar, o que pode levar de 3 – 14 dias, existirá um período de 4 a 6 semanas, quando sua pele poderá ficar ligeiramente rosada. Durante este período, sua pele ficará mais lisa e parecerá menos manchada. À medida que a cor retornar ao normal, você verá menos linhas, menos manchas e mais brilho.
Como os tratamentos com laser de CO2 fracionado são realizados?
Inicialmente é aplicado um anestésico tópico de alta absorção. Então, basta relaxar e ouvir música, enquanto o creme anestésico faz efeito. Após estar anestesiado por cerca de 30 a 40 minutos, o gel anestésico será removido. O tratamento (duração) varia em relação a superfície a ser tratada. Um jato forte de ar frio (um resfriador Zimmer) é assoprado sobre a área durante o tratamento para torná-lo confortável. O desconforto varia de leve a moderado. Planeje permanecer no consultório por 1 hora e meia no total. A maioria das pessoas vai e volta dirigindo de suas aplicações de laser de CO2 fracionado. Isto pode ser diferente entre consultórios. Alguns consultórios usarão narcóticos leves e fármacos anti-ansiedade que podem requerer que outra pessoa dirija após o tratamento.
Como este laser funciona para cicatrizes de acne e outras cicatrizes?
Lasers de CO2 sempre foram muito efetivos para cicatrizes de acne e outras cicatrizes e o CO2 fracionado não é diferente.
O que eu parecerei logo após o tratamento e qual é o tempo de cicatrização?
Durante as primeiras 24 horas após o tratamento, você terá a sensação de que sua pele foi queimada pelo sol. Sua pele descascará por 2 – 7 dias e ficará rosada por 3 a 6 semanas. Esta cicatrização depende do quão profundo foi seu tratamento. Após mais ou menos uma semana, você poderá usar maquiagem para cobrir o rosado. Raramente contusões se desenvolverão, as quais podem levar duas semanas para resolver. Reserve 2 – 4 semanas sem casamentos, reuniões, fotos em família, etc, só para garantir. Aguarde mais para locais do corpo como os braços ou pernas.
Posso voltar para o trabalho e atividades imediatamente?
Não, você terá que deixar o restante do dia para aplicar gelo e cuidar da área tratada.
Quantos tratamentos eu vou precisar?
O número depende da extensão do dano solar, cicatrizes e rugas e quanto tempo de afastamento você consegue ter. Você geralmente necessitará somente de 1 ou 2 tratamentos com CO2 fracionado.
Existe alguma razão para não ser tratado com estes lasers?
Razões para não fazer um tratamento com laser fracionado podem incluir o uso de medicamentos que aumentam a fotossensibilidade, uso de anticoagulantes (alguns não têm problemas), uso de Isotretinoína no último ano (versus 6 meses), quimioterapia, histórico de dificuldade de cicatrização ou formação de cicatriz, histórico de distúrbios hemorrágicos e gravidez.
Existe algum efeito colateral médico ou cosmético?
Um bom consultório de dermatologia com experiência em laser é a melhor maneira de evitar qualquer complicação. E complicações são raras. Mas existe uma lista de algumas possíveis complicações dos tratamentos com laser de CO2 fracionado:
Dor: A maioria das pessoas sente muito pouca dor durante o tratamento devido às medidas discutidas acima. Raramente existe um leve desconforto no primeiro dia após a cirurgia, mas Tylenol é efetivo para isto.
Vermelhidão: Uma coloração rosa persistirá por duas semanas após a cirurgia a laser. Em casos raros, esta pode durar de três a seis meses. Isto é mais comum em pacientes com histórico de ficarem ruborizados muito facilmente ou que já tenham vasos dilatados sobre a superfície da pele.
Cicatrização da ferida: O laser de CO2 causa uma ferida superficial na pele que leva aproximadamente 2 a 10 dias para cicatrizar. A lesão superficial das outras camadas da pele pode resultar em inchaço leve a moderado. Formação de crosta é rara, mas descascamento é comum. Após a superfície ser tratada, esta pode ficar sensível ao sol por aproximadamente 4 – 6 semanas.
Alteração de Pigmentação: A área tratada pode cicatrizar com pigmentação aumentada ou reduzida. Isto é raro, e ocorre mais frequentemente em peles escuras e 2 – 6 semanas após o tratamento. A hiperpigmentação usualmente clareia em três a seis meses, e raramente alterações de pigmentação são permanentes.
Inchaço excessivo: Imediatamente após a cirurgia a laser, ocorrerá inchaço na pele. Isto é uma condição temporária e se resolverá em três a sete dias.
Formação de Cicatriz: Existe uma pequena chance de formação de cicatriz. Isto inclui cicatrizes hipertróficas, ou raramente, cicatrizes queloides.
Cicatrizes queloides são formações de cicatrizes espessas e elevadas. Para minimizar as chances de formação de cicatriz, é importante seguir cuidadosamente as instruções pós-operatórias. É importante que qualquer histórico prévio de cicatrização desfavorável seja relatado. Não fique mexendo na pele o tempo todo!
Infecção: Infecções ocasionais podem ocorrer. Se não tratadas prontamente, estas podem resultar em formação de cicatriz.
Comments