7 ERROS COMUNS NO TRATAMENTO DA ACNE
- Dr Domimberg Ferreira
- 24 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

1) Lavando o rosto muitas vezes terei menos oleosidade aparecerão menos lesões novas!
ERRADO - Lavar o rosto exageradamente provoca um efeito rebote na produção de sebo ( óleo ) o que pode levar ao aparecimento de novas lesões. Um dos principais fatores na patogênese da acne é aumento na produção de sebo. O rosto deverá ser lavado de 2 a 3 vezes ao dia.
2) Quanto mais cremes aplicar então melhor será o resultado do tratamento!
ERRADO - Cremes em excesso prescritos por pessoas que não tem o entendimento clínico da patogênese da acne podem piorar o quadro uma vez que podem ocluir os poros e ductos de saídas das glândulas agravando o quadro.
3) Minha vizinha usou um creme que é maravilhoso! Vou usar também!
ERRADO - O tratamento deve ser feito de baseado em cada caso e em cada tipo de pele do paciente. O médico especialista em pele classificará corretamente e decidirá pelo melhor tratamento.
4) Receitas caseiras funcionam!
ERRADO - Muitos dos tratamentos disponíveis na internet podem ser perigosos e causar manchas ou cicatrizes. Nada substitui a avaliação clínica cuidadosa do profissional.
5) O remédio de que se toma por boca é o melhor de todos!
ERRADO - Existem tratamentos mais efetivos de fato, porém a indicação destes é de responsabilidade do médico.
6) Devemos espremer assim que formarem pús!
ERRADO - Há risco de infecção secundária. Além disso, poderá fazer uma cicatriz que será muito mais difícil de tratar posteriormente.
7) Filtro solar não influencia no tratamento!
ERRADO - O filtro deverá ser escolhido de acordo com o tipo de pele do paciente. Se o filtro tiver um veículo muito oleoso poderá até piorar o quadro clínico do paciente!
Comments