top of page

VITILIGO

  • Dr Domimberg Ferreira
  • 10 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Vitiligo

VITILIGO

Bem vindos ao Blog! Escolhi esse tema para primeira postagem ao acaso. Bom, não tão ao acaso assim! Estava tomando café em uma padaria em São Paulo e vi uma pessoa com vitiligo cumprimentando outra, e essa outra pessoa ficou com medo de dar a mão ao portador do vitiligo. O vitiligo é uma doença de pele NÃO CONTAGIOSA que provoca manchas brancas acrômicas ( sem cor ) em qualquer parte do corpo das pessoas inclusive podendo acometes os pêlos.

É bem comum e acomete 1 a 2% da população. Isso siguinifica que em um vagão de metrô lotado, provavelmente, uma ou duas pessoas lá podem ter a doença.


Na maioria dos casos o vitiligo não causa nenhum perigo a saúde da pessoa porém causa um grande impacto psicológico em seu portador devido ao aspecto inestético da doença e ao preconceito das outras pessoas.


Existem muitas teorias para explicar a doença porém a mais aceita é a teoria auto imune na qual o organismo produz auto anticorpos contra as células que produzem a melanina que é o pigmento que da cor a pele. Uma observação, nesse ponto, é que em uma primeira consulta deverão ser pesquisadas outras doenças auto imunes no paciente com vitiligo uma vez que temos associação com outras patologias como hipotireoidismo ( em 33% dos casos), anemia auto imune, diabetes auto imune, adrenalite auto imune e hipoparatireoidismo.


O tratamento consiste em medicações que podem ser usadas via tópica ou via oral e em associação com a radiação ultra violeta UVB narrow band ( banda estreita ) que é uma radiação que estimula o funcionamento do melanócito. Como adjuvância podem ser prescritos medicamentos e vitaminas com ação anti oxidante que ajudam na estabilização e melhora do quadro clínico.


O tratamento deverá ser acompanhado pelo médico e individualizado para cada indivíduo.


Há também modalidades de tratamento cirúrgicas que consistem, basicamente, no transplante de células para as regiões onde os melanóctos não estão em funcionamento adequado.


O QUE HÁ DE NOVO:


No último encontro da academia americana de dermatologia foram apresentadas algumas novas opções de tratamento promissoras!


Alguns fatores inflamatórios são específicos do VITILIGO. A CXCL-10 é uma citocina inflamatória que atua na doença. Hoje tentamos controlar a inflamação para que o melanócito não seja destruído. Em um estudo recente de um paciente que era portado de artite reumatóide e VITILIGO obteve a cura de quase 100% das mancas no corpo.

Os nomes dos produtos usados são: Tofacitinib e Ruxolitinib.


Outro tratamento é o uso do hormônio análogo do melanócito estimulnte - Alfamelanotide - que associado ao UVB de banda estreita favorece a produção de melanina.


Também foi demontrado que estes pacientes tem níveis baixos de zinco e vitamina D e encorajada a prescrição destas vitaminas como complemento ao tratamento.


Um grande abraço a todos! Este blog tem a intenção de ajudar as pessoas a compreender melhor suas doenças. Lembro que nada substitui a consulta médica e acompanhamento com um bom profissional.






Comments


bottom of page